Publicador de Conteúdo

Menu Display

Cabo Verde lança campanha que possibilita registo e atribuição de CNI à nascença nos serviços de saúde

15-09-2023

Segundo o Ministério da Justiça, Cabo Verde já conta com um “percurso notável” nesta matéria com a anterior campanha de registo à nascença, e atribuição grátis do CNI até aos sete anos.

A “Campanha de Registo e CNI à nascença” lançada hoje, conforme explicou a ministra Joana Rosa, é de abrangência nacional e vai permitir duas modalidades, ou seja, o registo e a atribuição de CNI logo à nascença nos serviços de saúde, e enquadra-se no âmbito da modernização do sector da Justiça.

Para a governante, o projeto foi lançado hoje tendo em conta que se quer institucionalizar a nível mundial o 16 de Setembro como o Dia Mundial de Identidade, para quem isso é fundamental para a vida das crianças, para as suas identidades, nomeadamente no que diz respeito às questões que têm a ver com a paternidade e com as políticas públicas.

Entretanto, Joana Rosa reconheceu que em Cabo Verde há ainda problemas de paternidade, tendo informado que ao longo de anos o país tem estado a discutir esta problemática, para ver o quê que o Estado tem que fazer para combater esta situação.

“Porque sabemos que há alguns anos tínhamos uma pendência de cerca de cinco mil processos de investigação de paternidade nos tribunais. E nós, o Ministério da Justiça, a própria Procuradoria Geral da República, o Unicef, desenvolvemos um projeto e vamos apresentar dentro de dias o balanço”, avançou a ministra.

Joana Rosa acredita que com este projeto o país vai certamente reduzir para menos de mil processos pendentes de investigação de paternidade.

Por seu lado, a ministra da Saúde, Filomena Gonçalves, afirmou que o projeto vai ter um “impacto enorme” , argumentando que o que faz todo e qualquer ser humano é a sua identidade.

“A sua identidade tem que ser completa, e também sabemos que a primeira instituição da humanidade é a família. E estando uma família estruturada em que todo e qualquer membro tem a sua identidade isso fará com que também possamos ter os dados estatísticos, os indicadores exatos, que permitirão a planificação”, reforçou.

Segundo os últimos dados do Sistema Nacional de Identificação e Autenticação Civil (SNIAC) cerca de 40.784 crianças em Cabo Verde até aos 12 anos têm CNI.

Para a implementação do projeto o Ministério da Justiça conta com a parceria do Ministério da Saúde, e com o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), enquanto entidade financiadora.

Inforpress

Publicador de Conteúdo

Presidência

Governo

Assembleia

Tribunais

CIDADANIA

Publicador de Conteúdo

Provedor de Justiça

Casa do Cidadão

Diáspora Digital

Empreendedorismo Digital

Eleições

Defesa do Consumidor

Proteção de Dados

Previdência Social

Cadastro Social

IMPRENSA

Publicador de Conteúdo

Inforpress

RTC

RCV