Publicador de Conteúdo

Menu Display

Cabo Verde já tem Centro de Colecta de Registos de Dados Policiais

10-05-2023

Joana Rosa destaca um conjunto de objectivos bem definidos e devidamente alinhados com a política da segurança do país, que se pretende alcançar com o CCRDP.

“O estreitar dos laços de cooperação entre as agências nacionais de aplicação da lei, conferindo-lhes a oportunidade e a possibilidade de troca de informações com os respectivos homólogos, seja a nível regional, seja internacional. Produção de inteligência policial a partir dos dados recolhidos de forma permanente e sistemático que, depois de tratados e validados, são partilhados entre os órgãos de aplicação da lei, seja a nível nacional, regional e global. Fornecer, a todo o tempo e sempre que solicitado, informações estratégicas e operacionais de modo a corroborar com as investigações em curso”, aponta.

O centro também irá contribuir na definição da própria política criminal do país, mediante a produção e disponibilização de uma pluralidade de dados estatísticos de natureza criminal.

O Centro de Colecta e de Registos de Dados Policiais (CCRDP), projecto da CEDEAO, financiado pela União Europeia e apoio técnico da INTERPOL, foi implementado no âmbito do Programa Sistema de Informações Policiais para África Ocidental. A embaixadora da União Europeia em Cabo Verde, Carla Grijó, referiu no seu discurso que foram enviadas duas toneladas de equipamentos para a montagem do centro.

“A inauguração deste centro representa o início de uma nova etapa na implementação do programa SIPAO, com a perspectiva de alargar um sistema de informação policial aos vários serviços de polícia e aos tribunais. Esperamos que o sistema possa ser acessível a todas as polícias, agências executivas, procuradoria e tribunais em Cabo Verde, permitindo uma fluidez de intercâmbios com as bases de dados da Interpol Europa e com as bases de dados das polícias dos países da CEDEAO e da Mauritânia”, realçou.

O Centro de Colecta e de Registos de Dados Policiais (CCRDP), será comum à Polícia Judiciária, à Polícia Nacional, à Direção Nacional das Receitas do Estado e à Inspeção Geral das Atividades Económicas.

A nível nacional, visa criar um sistema de base de dados, administrado pelo Centro de Coleta e de Registos de Dados Policiais CCRDP/DACORE, responsável pela recolha, centralização em formato digital, de dados e informações policiais e criminais emanados de processos penais e a partilha entre as agências de aplicação da lei do país.

A nível regional, o sistema nacional será ligado em rede para criar uma plataforma regional, visando a partilha de informações policiais, sob a égide da CEDEAO.

A nível global, cada sistema nacional SIPAO/WAPIS, será ligado ao respectivo Gabinete Central Nacional (BCN) da INTERPOL, de modo a permitir a troca mundial dos dados nacionais legalmente autorizados, através do Sistema de Comunicação Policial Global Seguro I-24/7 da INTERPOL

Publicador de Conteúdo

Presidência

Governo

Assembleia

Tribunais

CIDADANIA

Publicador de Conteúdo

Provedor de Justiça

Casa do Cidadão

Diáspora Digital

Empreendedorismo Digital

Eleições

Defesa do Consumidor

Proteção de Dados

Previdência Social

Cadastro Social

IMPRENSA

Publicador de Conteúdo

Inforpress

RTC

RCV