šššš¢ š©šš„šš š š šš„š„š¢šš¢š¦ š„ššš¢š„Ćšš šš¢š¢š£šš„šĆĆš¢ š”š¢ š¦šš§š¢š„ šš ššØš¦š§šĆš - MinistĆ©rio-JustiƧa
šššš¢ š©šš„šš š š šš„š„š¢šš¢š¦ š„ššš¢š„Ćšš šš¢š¢š£šš„šĆĆš¢ š”š¢ š¦šš§š¢š„ šš ššØš¦š§šĆš
Durante a visita oficial a esse paĆs amigo, a Ministra da JustiƧa destacou a importĆ¢ncia deste acordo como sĆmbolo da confianƧa mĆŗtua e base para aƧƵes concretas.
No seu discurso, o Ministro da JustiƧa do Reino de Marrocos, Abdellatif Ouahbi, manifestou toda a disponibilidade para o seu paĆs cooperar com Cabo Verde nas vĆ”rias Ć”reas. āA assinatura deste memorando constitui um marco importante na construção de uma parceria sólida e ambiciosa entre os nossos dois paĆses, nomeadamente no domĆnio da governação judicial. Este novo acordo permitirĆ” valorizar as nossas respetivas competĆŖncias e imprimir uma nova dinĆ¢mica Ć nossa cooperação, Ć altura da excelĆŖncia das relaƧƵes polĆticas que unem o Reino de Marrocos e a RepĆŗblica de Cabo Verdeā ā sublinhou.
Por sua vez, Joana Rosa, salientou que āa assinatura deste Memorando de Entendimento constitui um momento simbólico e operacional. Simbólico, porque reafirma a confianƧa mĆŗtua entre os nossos sistemas judiciĆ”rios. Operacional, porque abre espaƧo para projetos concretos de cooperação em Ć”reas cruciais, como os serviƧos prisionais, a reinserção social, a modernização institucional e o intercĆ¢mbio de boas prĆ”ticas jurĆdicas.ā
Com a assinatura deste importante documento, ficou estabelecido um quadro regular de cooperação em Ôreas fundamentais, nomeadamente a formação e capacitação de profissionais da justiça, a modernização e digitalização do sistema judicial, bem como o combate ao trÔfico de pessoas, ao branqueamento de capitais e ao financiamento do terrorismo.
Igualmente, o Memorando abrange o acesso Ć justiƧa para grupos vulnerĆ”veis, bem como a promoção de mĆ©todos alternativos de resolução de litĆgios, com destaque para a arbitragem e a mediação. Para assegurar a execução eficaz dos compromissos assumidos, serĆ” ainda criado um ComitĆ© Permanente Conjunto, responsĆ”vel pela coordenação das aƧƵes previstas.
Com esta parceria, os laƧos históricos entre Cabo Verde e Marrocos ganham nova forƧa e profundidade, reafirmando de forma inequĆvoca o compromisso de ambos os paĆses.
Para uma justiƧa moderna, inclusiva e alinhada com os desafios do desenvolvimento sustentƔvel.