šš¢š§š¢š¬šš«šØš¬ šš šš®š¬šš¢šĢ§š š šš ššš®Ģšš š©šš«šš¢šš¢š©šš¦ š§šØ ššššš„ ššØš¦ šššš„š®š¬šØš¬ šš ššššš¢š ššš§šš«šš„ šš šš«šš¢š - MinistĆ©rio-JustiƧa
šš¢š§š¢š¬šš«šØš¬ šš šš®š¬šš¢šĢ§š š šš ššš®Ģšš š©šš«šš¢šš¢š©šš¦ š§šØ ššššš„ ššØš¦ šššš„š®š¬šØš¬ šš ššššš¢š ššš§šš«šš„ šš šš«šš¢š
Os dois Ministros, da JustiƧa, Joana Rosa, e da SaĆŗde, Jorge Figueiredo, tomaram parte nas celebraƧƵes natalĆcias na Cadeia Central da Praia.
O momento foi aproveitado para uma confraternização entre os reclusos e respetivos familiares, numa época tão especial como esta quadra festiva dedicada ao Natal.
A Ministra Joana Rosa apelou aos reclusos para que se empenhem fortemente na sua recuperação, enquanto estĆ£o nessa fase de reclusĆ£o, para facilitar a reinserção social, quando terminarem de cumprir as suas respetivas penas. āĆ fundamental que cada um dos reclusos aqui presentes reflitam sobre a sua conduta e promovam uma mudanƧa interna, ao nĆvel comportamental, para que se tornem bons maridos, bons filhos e bons pais, quando estiverem inseridos na sociedadeā, incentivou a Ministra.
Joana Rosa destacou, sobretudo, ainda o papel dos técnicos de reinserção social, dos agentes prisionais, da Comissão Nacional dos Direitos Humanos e Cidadania, e da Provedoria da Justiça, para garantir que os reclusos consigam retornar a vida normal e possam ser úteis na sociedade, depois de cumprirem as suas penas.
Sobre a presenƧa do seu homólogo para a SaĆŗde, a Ministra salientou a importĆ¢ncia de se ligar os dois setores. āTrouxemos o Senhor Ministro da SaĆŗde para dar mais realce ao combate que o Governo estĆ” a dar ao trĆ”fico de drogas, porque por detrĆ”s disso temos vĆtimas. Cerca de 60% da população reclusa Ć© ou foi consumidora de drogas. Por essa razĆ£o temos estado a trabalhar ao longo dos anos com o MinistĆ©rio da SaĆŗde, temos tĆ©cnicos de reinserção social que trabalham na Unidade Livre de Drogas (UDL) e que fazem todo o acompanhamento desses reclusos. HĆ” um acompanhamento terapĆŖutico, psicológico e psicossocial, aqui na Cadeia, visando recuperar esses jovens e dar um combate Ć criminalidade, quer ao trĆ”fico quer ao acesso a drogas nas Cadeias, trabalhando na prevenção.ā adiantou.
Joana Rosa enalteceu que a taxa de acesso a drogas em todas as Cadeias do paĆs diminuiu bastante em comparação com o passado e que o trabalho que vem sendo feito na recuperação dos reclusos para, posteriormente, os restituir Ć sociedade, tem impacto direto na diminuição da criminalidade e da reincidĆŖncia criminal. āTemos investido muito na humanização das Cadeias, com forte contributo dos tĆ©cnicos de reinserção social e dos agentes de seguranƧa prisional, alĆ©m das aƧƵes junto das famĆlias e das comunidades para reduzir o estigma social que existe em relação aos reclusos, no perĆodo pós-cumprimento de pena, e dos projetos para para reintegração social. As famĆlias tĆŖm de ser um elemento acolhedor dos parentes ex-reclusos. Todos os reclusos recebem hoje a formação profissional aqui na Cadeia e saindo fora vĆ£o ter um projeto de vida, um autoemprego, sendo que o MinistĆ©rio da JustiƧa faz o acompanhamento, financia projetos, contando com a colaboração de algumas empresas que jĆ” recebem mĆ£o de obra especializada. Tudo isso tem contribuĆdo para a redução da taxa de reincidĆŖncia criminalā, apontou.
Ainda no quadro da reinserção social, a Ministra pÓs a tónica nas atividades produtivas jÔ existentes e que vão existir no próximo ano, como unidades de panificação, pastelaria, corte e costura, arte em cabedal, sistema de aeroponia, carpintaria, bate-chapas, transformando a Cadeia em gestão prisional.
A finalizar, Joana Rosa, mencionou a requalificação da Cadeia Central da Praia, com a reabilitação 48 celas, com sanitÔrios, permitindo a melhoria da habitabilidade.
No final das atividades, os dois Ministros visitaram as instalaƧƵes da Cadeia Central da Praia, ficando assente que vai haver uma estreita colaboração entre os MinistĆ©rios para melhorar ainda mais as condiƧƵes de saĆŗde fĆsica e mental dos reclusos. Destaque ainda para o testemunho de um ex-recluso que transmitiu uma mensagem positiva sobre a sua recuperação, incentivando os atuais reclusos a darem o seu melhor para se reinserir na sociedade, depois do cumprimento de pena. Ele enveredou pela mĆŗsica e tem feito sucesso.