Publicador de Conteúdo

Menu Display

𝐌𝐢𝐧𝐢𝐬𝐭𝐫𝐚 𝐉𝐨𝐚𝐧𝐚 𝐑𝐨𝐬𝐚 𝐩𝐚𝐫𝐭𝐢𝐜𝐢𝐩𝐚 𝐧𝐨 𝐄𝐧𝐜𝐨𝐧𝐭𝐫𝐨 𝐝𝐞 𝐂𝐨𝐦𝐢𝐬𝐬𝐚̃𝐨 𝐄𝐬𝐩𝐞𝐜𝐢𝐚𝐥𝐢𝐳𝐚𝐝𝐚 𝐝𝐞 𝐎𝐄𝟐𝟎𝟐𝟔 𝐄𝐦 𝐝𝐞𝐛𝐚𝐭𝐞 𝐨 𝐎𝐫𝐜̧𝐚𝐦𝐞𝐧𝐭𝐨 𝐏𝐫𝐢𝐯𝐚𝐭𝐢𝐯𝐨 𝐝𝐨 𝐌𝐢𝐧𝐢𝐬𝐭𝐞́𝐫𝐢𝐨 𝐝𝐚 𝐉𝐮𝐬𝐭𝐢𝐜̧𝐚

18-11-2025

Em reunião com a Comissão Especializada dos Orçamentos dos respetivos Ministérios/Sectores. a Senhora Ministra Joana Rosa fez saber que o Ministério que tutela tem um leque alargado de intervenções, no âmbito do Orçamento de Estado para 2026, que promete dar um grande impulso ao setor.

A conclusão dos Planos, Carreiras, Funções e Remunerações (PCFR) que vão dar resposta às situações pendentes quanto às promoções e requalificações, abrangendo todo o pessoal afeto ao Ministério, nomeadamente ao pessoal da Policia Judiciária (na fase final), dos serviços de Registo de Notariado e Identificação, dos agentes de segurança prisional, dos oficiais de justiça e dos serviços de reinserção social, constituirá um eixo forte da atuação do Ministério em 2026.

Além disso, a conclusão da construção de infraestruturas como o Campus de Justiça e o bloco do Instituto de Medicina Legal, bem como o início da construção dos Palácios de Justiça do Sal, Porto Novo, São Miguel e Maio, Tribunal de Relação de Barlavento, aparecem como propostas a serem materializadas no mesmo ano.

Por outro lado, pode-se destacar a modernização da justiça, através da digitalização dos processos judiciais, da implementação do Sistema de Informação da Justiça (SIJ), do upgrade dos vários sistemas de Registo e Notariado, da densificação do portal da justiça para permitir a disponibilização de mais serviços online que, por sua vez, possam facilitar a vida aos cidadãos, melhor o ambiente de negócio e atrair mais investidores. No âmbito da reinserção social, vai-se apostar no recrutamento de mais técnicos, o uso da pulseira eletrónica nos serviços prisionais, bem como o reforço da cooperação portuguesa ao nível de promoção de atividades produtivas nas prisões. O trabalho na prevenção criminal, no quadro do projeto “Ami é di Paz, continuará a merecer especial atenção.

É de enaltecer o papel fundamental que vem sendo desempenhado pela cooperação internacional, designadamente pelas Nações Unidas (através do PNUD e da ONUDC, entre outras agências), a cooperação portuguesa e os Estados Unidos da América, na materialização do programa afeto ao Ministério.

Recorde-se que o montante previsto no OE26 para o Ministério da Justiça situa-se nos 3, 7 milhões de contos.

Publicador de Conteúdo

Presidência

Governo

Assembleia

Tribunais

CIDADANIA

Publicador de Conteúdo

Provedor de Justiça

Casa do Cidadão

Diáspora Digital

Empreendedorismo Digital

Eleições

Defesa do Consumidor

Proteção de Dados

Previdência Social

Cadastro Social

IMPRENSA

Publicador de Conteúdo

Inforpress

RTC

RCV