Publicador de Conteúdo

Menu Display

Imprensa Nacional de Cabo Verde passa a produzir documentos personalizados de segurança incluindo passaportes e CNI

13-12-2024

A Imprensa Nacional de Cabo Verde dispõe de uma nova sede e de uma gráfica de segurança documental, com inauguração, hoje, do edifício situado na zona de Achada Grande Frente.

A Imprensa Nacional de Cabo Verde (INCV), passa a partir de agora a produzir documentos personalizados de segurança, incluindo passaportes e Cartão Nacional de Identificação (CNI).

O descerramento da placa da sede da Imprensa Nacional de Cabo Verde (INCV) foi feito pelo primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, e pelo presidente do conselho da administração (PCA), da Imprensa Nacional de Cabo Verde, Raimundo Lopes.

Na ocasião, o PCA destacou a importância da construção do novo espaço da INCV e do avanço dado na produção de documentos de segurança no país.

“O culminar deste grande projecto não eleva apenas o padrão de capacidades da Imprensa Nacional de Cabo Verde, mas reafirma, sobretudo, o nosso compromisso com uma vertente crucial da soberania, que é a autonomia e a segurança documental de Cabo Verde”, disse o PCA, Raimundo Lopes.

Avançou neste caso que a Imprensa Nacional de Cabo Verde está agora “preparada para personalizar, com qualidade e segurança,documentos” como o passaporte de cabo-verdiano, Cartão Nacional de Identificação, Título de Residência, Documento Único de Automóvel, Carta de Condução, Cartões de Identificação para altas entidades e patentes, entre outros.

Um investimento que, segundo apontou, ronda os 473 mil contos, e cerca de 330 mil contos relativos à construção, remodelação do novo espaço, feito pela Imprensa Nacional com “capitais próprios, complementados com financiamento bancário no valor de 253 mil contos”.

Por outro lado, o primeiro-ministro, Ulisses Correia e Silva, também sublinhou a importância da Imprensa Nacional e dos avanços conseguidos até ao momento, destacando que a INCV passa a produzir com o mesmo padrão internacional e com “altos níveis de segurança e de tecnologias”.

“Esta inauguração é um compromisso de execução do programa do Governo que se concretiza. Cabo Verde fica adoptado de uma gráfica de segurança, tecnologicamente avançada, com capacidade de trabalhar com padrões elevados”, afirmou o primeiro-ministro.

Um avanço tecnológico que, segundo o mesmo, tem a ver com a “redução ou mesmo eliminação possível” dos riscos de falsificação e de fraude.

Publicador de Conteúdo

Presidência

Governo

Assembleia

Tribunais

CIDADANIA

Publicador de Conteúdo

Provedor de Justiça

Casa do Cidadão

Diáspora Digital

Empreendedorismo Digital

Eleições

Defesa do Consumidor

Proteção de Dados

Previdência Social

Cadastro Social

IMPRENSA

Publicador de Conteúdo

Inforpress

RTC

RCV