𝐌𝐢𝐧𝐢𝐬𝐭𝐫𝐚 𝐝𝐚 𝐉𝐮𝐬𝐭𝐢𝐜̧𝐚 𝐯𝐢𝐬𝐢𝐭𝐚 𝐈𝐧𝐬𝐭𝐚𝐥𝐚𝐜̧𝐨̃𝐞𝐬 𝐝𝐚 𝐃𝐢𝐫𝐞𝐜̧𝐚̃𝐨 𝐆𝐞𝐫𝐚𝐥 𝐝𝐞 𝐀𝐩𝐨𝐢𝐨 𝐚𝐨 𝐏𝐫𝐨𝐜𝐞𝐬𝐬𝐨 𝐄𝐥𝐞𝐢𝐭𝐨𝐫𝐚𝐥 - Ministério-Justiça
𝐌𝐢𝐧𝐢𝐬𝐭𝐫𝐚 𝐝𝐚 𝐉𝐮𝐬𝐭𝐢𝐜̧𝐚 𝐯𝐢𝐬𝐢𝐭𝐚 𝐈𝐧𝐬𝐭𝐚𝐥𝐚𝐜̧𝐨̃𝐞𝐬 𝐝𝐚 𝐃𝐢𝐫𝐞𝐜̧𝐚̃𝐨 𝐆𝐞𝐫𝐚𝐥 𝐝𝐞 𝐀𝐩𝐨𝐢𝐨 𝐚𝐨 𝐏𝐫𝐨𝐜𝐞𝐬𝐬𝐨 𝐄𝐥𝐞𝐢𝐭𝐨𝐫𝐚𝐥
A visita inseriu-se no âmbito das deslocações que a Ministra vai realizar durante o mês de janeiro, abarcando instituições ligadas ao Ministério que tutela.
Na visita à DGAPE, Joana Rosa reuniu-se com toda a equipa de colaboradores, procurando saber sobre o andamento de todo o processo eleitoral, num ano em que o país vai às urnas, tanto em eleições legislativas como em eleições presidenciais. A reunião ainda serviu para a Ministra se inteirar do funcionamento da instituição e da própria situação laboral dos colaboradores, tendo transmitido uma mensagem de confiança e otimismo no novo ano que ora se inicia.
Relativamente ao processo eleitoral, a Ministra garantiu que toda a logística já está montada, no concernente aos equipamentos indispensáveis aos atos eleitorais, como sejam biombos, urnas, tinta indelével, entre outros. A governante assegurou ainda que está na forja a modernização do próprio processo eleitoral, cujo epílogo será em futuras eleições, através do recenseamento automático, da fiscalização e das auditorias.
“A DGAPE já ministrou formações a todas as Comissões Regionais de Eleições (CREs), desenvolvemos um sistema para o recenseamento na diáspora, que passou pelo crivo da Comissão Nacional de Eleições (CNE), com uma plataforma disponível no portal consular, e neste momento estamos com um nível elevado de novos recenseados na diáspora, chegando aos 9 mil até ontem” afiançou Joana Rosa.
Contudo, segundo ela, “a constituição das CREs na diáspora depende da consensualização do Parlamento cabo-verdiano, sem prejuízo de qualquer cidadão poder dirigir-se aos postos consulares e as embaixadas para efetuar o seu recenseamento. Para os atos eleitorais de 2026 há um número elevado de transferências, devido à saída significativa de pessoas para o estrangeiro.”
A finalizar, a Ministra deixou a garantia que tudo está sendo preparado para que não haja atrasos na entrega dos equipamentos para os atos eleitorais e que todo o processo seja confiável, transparente e com controlo de qualidade. Ela também pediu a colaboração da comunicação social nos trabalhos de sensibilização das pessoas para o recenseamento nacional.