Agrégateur de contenus

Menu Affichage

Portugal: Bastonário da OACV eleito presidente da União dos Advogados de Língua Portuguesa

08-03-2025

Lisboa, 08 Mar (Inforpress) – O bastonário da Ordem dos Advogados de Cabo Verde (OACV), Júlio Martins Júnior, foi eleito presidente da União dos Advogados de Língua Portuguesa (UALP) e quer impulsionar o fortalecimento da cooperação entre as ordens dos países membros.

À Inforpress, Júlio Martins disse que a sua eleição aconteceu na sequência da Assembleia Geral UALP, que aconteceu nos dias 06 e 07, na sede da Ordem dos Advogados de Portugal, em Lisboa.

Para além do fortalecimento da cooperação entre as ordens de advogados, durante o seu mandato, Júlio Martins quer também “fortalecer a defesa” do Estado de Direito e dos direitos fundamentais nos países membros, bem como a “modernização da profissão e a capacitação contínua” dos advogados no espaço lusófono.

Para a organização, essa eleição representa “um marco histórico” para Cabo Verde, já que é a primeira vez que um bastonário da OACV assume a liderança da UALP.

A sua eleição, conforme o advogado, reflecte o “reconhecimento internacional” do trabalho desenvolvido pela advocacia cabo-verdiana ao longo dos anos e “reforça a posição” do país no seio da comunidade jurídica dos países de língua portuguesa.

A União dos Advogados de Língua Portuguesa reúne as ordens dos advogados de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Macau, representando um universo de mais de um milhão de advogados.

A União dos Advogados de Língua Portuguesa foi criada em 2002 com a designação de Associação das Ordens e Associações de Advogados dos Países de Língua Portuguesa, como forma de formalizar os fortes laços que existiam entre os advogados desses países.

A direcção da UALP, ora liderada por Júlio Martins Júnior, tem ainda como vice-presidentes, o advogado Beto Simonetti, presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, e Vong Hin Fai, presidente da Associação dos Advogados de Macau.

Com a designação de UALP a partir de 2005, os principais vectores de actuação da instituição centram-se na cooperação ao nível da formação, do estágio, da forma de exercício da advocacia e da legislação relevante aplicável aos advogados, bem como na partilha de experiências no âmbito da gestão, realização de eventos e formas de contacto e participação dos advogados inscritos com as respectivas ordens e associações.

Agrégateur de contenus

Presidência

Governo

Assembleia

Tribunais

CIDADANIA

Agrégateur de contenus

Provedor de Justiça

Casa do Cidadão

Diáspora Digital

Empreendedorismo Digital

Eleições

Defesa do Consumidor

Proteção de Dados

Previdência Social

Cadastro Social

IMPRENSA

Agrégateur de contenus

Inforpress

RTC

RCV