Agrégateur de contenus

Menu Affichage

Inaugurado projecto de aeroponia na Cadeia Central da Praia para reduzir despesas com alimentação

11-07-2025

Após o acto de inauguração, a governante realçou que o Ministério da Justiça tem vindo a arranjar estratégias no sentido de criar a auto-sustentabilidade das cadeias, afirmando que o projecto de aeroponia é um passo importante nessa direcção.

“Temos estado a trabalhar a reinserção social, trabalhar reclusos, dar ocupação, mas também ver a questão da gestão prisional de uma forma diferente”, disse, afirmando que uma reforma total no serviço passa, necessariamente, por trazer modelos de unidades produtivas na cadeia para a auto-sustentabilidade da mesma.

Segundo a ministra, o Estado tem gasto, mensalmente, muito dinheiro na alimentação, no pagamento de salários e toda a logística que a cadeia deve ter para garantir a segurança dos reclusos.

“Desenvolvendo este projecto fazemos com que trabalhem, produzam, que a produção seja vendida e, depois, os recursos sejam canalizados para o orçamento de Estado para a alimentação e toda a logística da cadeia”, explicou.

Para Joana Rosa, trata-se de um projecto interessante que, no máximo de quatro semanas, garante a produção de alimentos como alface, beterraba, cebola, abobrinha e outros.

O projecto, desenvolvido em parceria com o empresário Hélder Gonçalves, tem capacidade para 3.600 plantas e envolvimento directo de 20 reclusos em formação técnica.

Prevê colheitas de produtos como alface, cebola, beterraba, abobrinha e outros, num ciclo de até quatro semanas, sendo que parte da produção será vendida no mercado externo, como hotéis e mercados locais.

A ministra sublinhou ainda que parte da receita gerada será destinada a contas bancárias dos reclusos, permitindo o pagamento de indemnizações enquanto condenados e apoio às suas famílias.

“Muitos condenados têm responsabilidades financeiras com suas famílias e vítimas”, lembrou, sublinhando ainda o impacto social e preventivo na reincidência.

Além da aeroponia, Joana Rosa anunciou um novo projecto de empregabilidade, financiado pela Cooperação Portuguesa, que irá beneficiar 200 reclusos com formação em áreas como corte e costura, panificação e padaria.

Hélder Silva, representante da tecnologia de aeroponia para Cabo Verde e África, realçou que esta é a primeira cadeia em África a adoptar esta tecnologia agrícola avançada, que consome 95 por cento (%) menos água, utiliza 80% menos espaço e é totalmente automatizada.

ET/HF

Inforpress/Fim

Agrégateur de contenus

Presidência

Governo

Assembleia

Tribunais

CIDADANIA

Agrégateur de contenus

Provedor de Justiça

Casa do Cidadão

Diáspora Digital

Empreendedorismo Digital

Eleições

Defesa do Consumidor

Proteção de Dados

Previdência Social

Cadastro Social

IMPRENSA

Agrégateur de contenus

Inforpress

RTC

RCV