Agrégateur de contenus

Menu Affichage

Governo criou condições legais para colocação de procurador exclusivo no Tribunal de Contas

04-02-2026

Cidade da Praia, 04 Fev (Inforpress) – A ministra da Justiça, Joana Rosa, afirmou hoje que a colocação de um procurador exclusivo junto do Tribunal de Contas é da competência do procurador-geral da República, sublinhando que o Governo já criou as condições legais necessárias.

A governante reagia a questões relacionadas com o pedido do Tribunal de Contas para a afectação de um procurador em regime de exclusividade, tendo em conta o elevado volume processual, estimado em cerca de 600 processos.

Segundo Joana Rosa, a intervenção do Governo centrou-se na revisão do quadro legal do Ministério Público, com a recente aprovação dos Estatutos dos Magistrados do Ministério Público, que incluem disposições transitórias destinadas a permitir a abertura de um concurso extraordinário.

“O objectivo é possibilitar que o Ministério Público possa preencher cargos no topo da carreira”, explicou.

A ministra disse acreditar que o procurador-geral da República terá em consideração a necessidade de colocação permanente de um procurador junto do Tribunal de Contas, para que possam trabalhar melhor e responder às solicitações do Tribunal de Contas.

Agrégateur de contenus

Presidência

Governo

Assembleia

Tribunais

CIDADANIA

Agrégateur de contenus

Provedor de Justiça

Casa do Cidadão

Diáspora Digital

Empreendedorismo Digital

Eleições

Defesa do Consumidor

Proteção de Dados

Previdência Social

Cadastro Social

IMPRENSA

Agrégateur de contenus

Inforpress

RTC

RCV