Agrégateur de contenus

Menu Affichage

𝐌𝐢𝐧𝐢𝐬𝐭𝐫𝐚 𝐝𝐚 𝐉𝐮𝐬𝐭𝐢𝐜̧𝐚 𝐞𝐦𝐩𝐨𝐬𝐬𝐚 𝐌𝐞𝐦𝐛𝐫𝐨𝐬 𝐝𝐨𝐬 𝐂𝐨𝐧𝐬𝐞𝐥𝐡𝐨𝐬 𝐃𝐢𝐫𝐞𝐭𝐢𝐯𝐨 𝐞 𝐆𝐞𝐫𝐚𝐥 𝐝𝐨 𝐂𝐞𝐧𝐭𝐫𝐨 𝐝𝐞 𝐄𝐬𝐭𝐮𝐝𝐨𝐬 𝐉𝐮𝐫𝐢́𝐝𝐢𝐜𝐨𝐬 𝐞 𝐉𝐮𝐝𝐢𝐜𝐢𝐚́𝐫𝐢𝐨𝐬

28-01-2026

Ocorreu hoje no Palácio do Tribunal no Plateau, Praia, a cerimónia de Empossamento dos Membros dos Conselhos Diretivo e Geral do Centro de Estudos Jurídicos e Judiciários (CEJJ).

O ato do empossamento foi presidido pela Ministra da Justiça, Joana Gomes Rosa Amado.

A Ministra da Justiça enalteceu a criação do CEJJ. “Mais do que um centro de formação, o CEJJ nasce como um verdadeiro instrumento de soberania, assumindo a formação jurídica e judiciária como uma dimensão estruturante da independência do poder judicial”.

Joana Rosa realçou que o CEJJ permitirá uniformizar e adaptar padrões de formação, promover uma cultura jurídica assente no rigor técnico e científico, fortalecer a ética profissional e o compromisso com os valores constitucionais, bem como preparar o sistema judicial para os desafios contemporâneos, nomeadamente a digitalização, a criminalidade organizada e a complexidade crescente dos litígios.

“Se o Conselho Diretivo é o órgão responsável pela definição da atuação do CEJJ, e direção dos respetivos serviços, ao Conselho Geral compete, de entre outras, acompanhar e avaliar a atividade formativa, pronunciar-se sobre questões técnicas e científicas da atividade geral do CEJJ e emitir recomendações sobre as formações, sendo que algumas das suas recomendações e pareceres têm carácter vinculativo. A sua composição, definida por lei, não deixa qualquer margem de dúvida quanto à capacidade, experiência e qualificação dos seus membros” adiantou a governante.

A Ministra destacou ainda “a aposta deste Governo no reforço da dotação orçamental dos Conselhos Superiores, no recrutamento de magistrados e oficiais de justiça, na modernizado dos serviços de registos e notariado, na qualificação da investigação criminal e na transformação digital do sistema de justiça. O CEJJ surge, assim, como mais uma peça central desta visão reformista e estruturante, que assenta numa justiça próxima, célere e eficiente”, finalizou.

Recorde-se que o CEJJ foi criado pelo Decreto-Lei nº 29/2025 e publicado no B.O nº 77/I Série de 19 de agosto, tendo como missão assegurar a formação de magistrados judiciais e do Ministério Público e outros agentes no domínio da justiça, dos registos e do notariado, da identificação civil e criminal e ainda promover a cooperação nacional e internacional com instituições do setor da justiça ligadas à formação e investigação científica, com impacto na qualidade dos serviços jurídicos e judiciários. Preside o Conselho Diretivo, Simão Alves Santos, e o Conselho Geral, o Presidente do Conselho Superior de Magistratura Judicial, Bernardino Delgado.

Agrégateur de contenus

Presidência

Governo

Assembleia

Tribunais

CIDADANIA

Agrégateur de contenus

Provedor de Justiça

Casa do Cidadão

Diáspora Digital

Empreendedorismo Digital

Eleições

Defesa do Consumidor

Proteção de Dados

Previdência Social

Cadastro Social

IMPRENSA

Agrégateur de contenus

Inforpress

RTC

RCV