Agrégateur de contenus

Menu Affichage

𝐌𝐢𝐧𝐢𝐬𝐭𝐞́𝐫𝐢𝐨 𝐝𝐚 𝐉𝐮𝐬𝐭𝐢𝐜̧𝐚 𝐞 𝐅𝐚𝐳𝐞𝐧𝐝𝐚 𝐝𝐚 𝐄𝐬𝐩𝐞𝐫𝐚𝐧𝐜̧𝐚 𝐚𝐬𝐬𝐢𝐧𝐚𝐦 𝐏𝐫𝐨𝐭𝐨𝐜𝐨𝐥𝐨 𝐝𝐞 𝐂𝐨𝐨𝐩𝐞𝐫𝐚𝐜̧𝐚̃𝐨

06-02-2026

O protocolo assinado visa a implementação de ações conjuntas de apoio social, psicológico, jurídico, de saúde, formação, sensibilização e reinserção social das mulheres acolhidas na Ala Feminina da Fazenda de Esperança.

A cooperação estabelecida enquadra-se nos domínios da justiça social, reinserção social, saúde, igualdade de género, prevenção da violência, proteção dos direitos fundamentais e promoção da cidadania e justifica-se pela necessidade de reforçar respostas integradas dirigidas a mulheres em situação de vulnerabilidade social, exclusão, dependência química e fragilidade emocional, promovendo a sua recuperação, autonomia, dignidade e reintegração social.

Nesse cenário, o Ministério da Justiça vai atribuir um valor mensal de 100 mil escudos à Fazenda de Esperança, sendo o protocolo válido por um ano renovável.

Joana Rosa, garantiu que o Ministério da Justiça vai, doravante, passar a apoiar o funcionamento da Fazenda da Esperança. “O Estado tem obrigação de se associar à Fazenda para que ela possa receber mulheres vítimas do consumo de drogas e de álcool e outros males, recuperá-las e assim possam voltar a cuidar das suas famílias e comunidades. Com esse gesto ajudamos a Fazenda na sua missão e cumprimos também com a Justiça, pois trabalhamos com a reinserção e reintegração social, combatemos os males sociais e construímos a paz social para podermos ter uma sociedade cada vez mais sã, livre do uso de drogas e álcool.”

A Ministra defendeu ainda “a extensão do espaço da Fazenda para dar vazão às crianças associadas às mulheres vítimas de drogas e álcool que estão nessa instituição, ao nível do sistema de creches e de ensino, até à reconstituição das suas famílias”.

Já o Padre Ronaldo Lima, missionário brasileiro, Diretor da Fazenda da Esperança, agradeceu a celebração do protocolo que segundo ele “vai ajudar muito a Fazenda, pois neste momento temos capacidade para receber 16 mulheres, mas a nossa ambição e de fazê-la crescer. A Fazenda é uma associação sem fins lucrativos e recebemos pessoas necessitadas que não têm condições para contribuir, daí que a visita da Ministra da Justiça representa muito e o apoio financeiro que vai ser atribuído, garante-nos um começo com tranquilidade.

A assinatura do protocolo aconteceu na sequência da visita que a Ministra da Justiça fez hoje à Fazenda da Esperança e na qual aproveitou para se inteirar do funcionamento da instituição, ao nível dos desafios, constrangimentos e ganhos alcançados.

A Fazenda da Esperança, uma instituição localizada em João Varela, a cerca de 12 quilómetros da capital cabo-verdiana, tem devolvido a algumas dezenas de jovens a esperança de viver. A instituição funciona com suas Alas: uma Masculina e outra Feminina.

É de se enaltecer o trabalho meritório da Fazenda da Esperança na recuperação de pessoas com problemas de alcoolismo e droga, oriundas praticamente de todo o país.

Agrégateur de contenus

Presidência

Governo

Assembleia

Tribunais

CIDADANIA

Agrégateur de contenus

Provedor de Justiça

Casa do Cidadão

Diáspora Digital

Empreendedorismo Digital

Eleições

Defesa do Consumidor

Proteção de Dados

Previdência Social

Cadastro Social

IMPRENSA

Agrégateur de contenus

Inforpress

RTC

RCV