Ministério da Justiça quer moldar formação jurídica para ensinamento no sector da educação - Ministério-Justiça
Ministério da Justiça quer moldar formação jurídica para ensinamento no sector da educação
Joana Rosa manifestou este desiderato em declarações à imprensa, após sair de um encontro que manteve esta tarde com a ex-Presidente da Finlândia e membro do World Leadership Alliance-Club de Madrid (WLA-CdM), Tarja Halonen.
“A Violência com Base no Género (VBG) é uma matéria de preocupação nacional e os seus efeitos nefastos para a sociedade e a família nos interpela a melhor trabalhar para responder às demandas”, disse, regozijando-se com a preocupação e disponibilidade da ex-Chefe de Estado da Finlândia em ajudar na implementação de projectos concretos nesta matéria.
Enquanto Ministério da Justiça assegurou que têm estado a trabalhar a vertente legislativa e de prevenção, assim como projectos voltados para os agressores que estão submetidos a medidas outras ou em reclusão nas cadeias.
“Trabalhamos a parte de ponto de vista social, o meio onde estão inseridos, ou seja, os reais problemas para a reinserção social e integração dos condenados da VBG”, acrescentou.
Congratulou-se ainda com a boa vontade de Tarja Halonen em ajudar Cabo Verde a conseguir financiamento para a implementação dos programas existentes no domínio da VBG e da violação sexual contra menores.
Além da educação, a ministra da Justiça, realçou ainda a pretensão de trabalhar com a comunicação social na divulgação dos manuais sobre VBG e nas medidas de prevenção.