Asset Publisher

Menu Display

𝗠𝗶𝗻𝗶𝘀𝘁𝗿𝗮 𝗱𝗮 𝗝𝘂𝘀𝘁𝗶ç𝗮 𝗲𝗻𝗰𝗲𝗿𝗿𝗮 𝗖𝗼𝗻𝗳𝗲𝗿ê𝗻𝗰𝗶𝗮 𝗰𝗼𝗺𝗲𝗺𝗼𝗿𝗮𝘁𝗶𝘃𝗮 𝗱𝗼 𝗫 𝗔𝗻𝗶𝘃𝗲𝗿𝘀á𝗿𝗶𝗼 𝗱𝗼 𝗧𝗿𝗶𝗯𝘂𝗻𝗮𝗹 𝗖𝗼𝗻𝘀𝘁𝗶𝘁𝘂𝗰𝗶𝗼𝗻𝗮𝗹

17-10-2025

Reforçou que o Estado de Direito, livre, democrático e fundado na centralidade e dignidade do indivíduo, com respaldo na promoção e proteção dos direitos fundamentais e limitação no exercício dos poderes, implica órgãos e agentes do setor judicial comprometidos com a causa, independentes e com a dignidade exigida ao seu estatuto e atribuições.

“Não nos podemos dar ao luxo de atacar e desacreditar de forma ligeira, ou por pingos de interioridade, o setor da justiça, garante do Estado de Direito, da paz, segurança e coesão social, e fator essencial para a competitividade e desenvolvimento do país. Assim, devemos, de forma aberta e permanente, debater, refletir e procurar soluções de reforço da sua independência, da sua autonomia e de melhoria contínua das condições ao exercício pleno da função judicial, reforçando a credibilidade e confiança da comunidade nos órgãos da justiça” – ressaltou a governante.

Joana Rosa destacou as competências e abrangências do Tribunal Constitucional em matérias de sua jurisdição, sobre quaisquer outros atos públicos e privados e decisões judiciais.

Asset Publisher

Presidência

Governo

Assembleia

Tribunais

CIDADANIA

Asset Publisher

Provedor de Justiça

Casa do Cidadão

Diáspora Digital

Empreendedorismo Digital

Eleições

Defesa do Consumidor

Proteção de Dados

Previdência Social

Cadastro Social

IMPRENSA

Asset Publisher

Inforpress

RTC

RCV