Asset Publisher

Menu Display

𝐌𝐢𝐧𝐢𝐬𝐭𝐫𝐚 𝐝𝐚 𝐉𝐮𝐬𝐭𝐢𝐜̧𝐚 𝐫𝐞𝐮́𝐧𝐞-𝐬𝐞 𝐜𝐨𝐦 𝐨 𝐂𝐨𝐧𝐬𝐞𝐥𝐡𝐨 𝐃𝐢𝐫𝐞𝐭𝐢𝐯𝐨 𝐝𝐨 𝐂𝐞𝐧𝐭𝐫𝐨 𝐝𝐞 𝐄𝐬𝐭𝐮𝐝𝐨𝐬 𝐉𝐮𝐫𝐢́𝐝𝐢𝐜𝐨𝐬 𝐞 𝐉𝐮𝐝𝐢𝐜𝐢𝐚́𝐫𝐢𝐨𝐬

30-01-2026

A Ministra da Justiça, Joana Rosa, reuniu-se hoje com a recém-empossada equipa que integra o Conselho Diretivo do Centro de Estudos Jurídicos e Judiciários (CEJJ).

Foi a primeira reunião de trabalho e serviu para se definir linhas de orientação e programar atividades a executar, nessa fase de instalação do CEJJ.

Na reunião, Joana Rosa manifestou a determinação do Ministério da Justiça em dotar o Centro de todas as condições ao cumprimento da sua missão, visando a qualificação e especialização dos magistrados e demais operadores judiciários, certo de que a qualidade da justiça começa, e depende, em grande medida, da qualidade dos profissionais que a realizam diariamente.

Recorde-se que o Conselho Diretivo e o Conselho Geral do CEJJ tomaram posse ontem no Palácio do Tribunal, no Plateau, Praia.

O Conselho Diretivo é o órgão responsável pela definição da atuação do CEJJ e direção dos respetivos serviços, sendo constituído por um Presidente, o Juiz Conselheiro, Simão Santos, e duas Vogais, Arceolinda de Carvalho e Vera Querido.

O CEJJ foi criado pelo Decreto-Lei nº 29/2025 de 19 de agosto, tendo como missão assegurar a formação de magistrados judiciais e do Ministério Público e outros agentes no domínio da justiça, dos registos e do notariado, da identificação civil e criminal, promover atividades de investigação científica e estudos técnicos, e ainda promover a cooperação nacional e internacional com instituições do setor da justiça ligadas à formação e investigação científica, com impacto na qualidade dos serviços jurídicos e judiciários.

Asset Publisher

Presidência

Governo

Assembleia

Tribunais

CIDADANIA

Asset Publisher

Provedor de Justiça

Casa do Cidadão

Diáspora Digital

Empreendedorismo Digital

Eleições

Defesa do Consumidor

Proteção de Dados

Previdência Social

Cadastro Social

IMPRENSA

Asset Publisher

Inforpress

RTC

RCV